Todo bom gestor sabe que a tecnologia é uma grande parceira na busca por resultados melhores. Por isso, recursos como o Business Intelligence estão se tornando cada vez mais populares na hora de comparar e fazer a demonstração de resultados. 

Relatórios financeiros e DREs são fundamentais para que uma empresa consiga precisar melhor suas metas e definir objetivos para o futuro e o uso de ferramentas, como as de BI, é importante para automatizar a geração deles e entendê-los nos mínimos detalhes.

Mas como Business Intelligence ajuda na criação da sua DRE? No artigo de hoje você entende melhor como é feito o uso dessa tecnologia na demonstração de resultados e que benefícios ela traz para a organização. Confira!

1. Defina métricas e indicadores estratégicos

Será que você está acompanhando as métricas que mais tem impacto no seu negócio ou olhando apenas para indicadores de vaidade? Escolher bem os indicadores que analisa ao longo do tempo é tão importante quanto optar por utilizá-los na gestão e é fácil de perceber isso quando a sua empresa começa a investir em gestão por dados. 

A correlação entre as informações analisadas e o que acontece na realidade deve ser clara para que a melhoria nas métricas e KPIs tenham efeito prático (como economia de recursos e aumento da eficiência).

Como, então, encontrar os dados certos para se analisar? Com uma ferramenta de Business Intelligence é possível acompanhar tendências e verificar quais delas andam lado a lado. Isso torna a definição de metas menos complexa e mais precisa e tem impacto em todo o negócio no longo prazo.

2. Monitore a performance do negócio

Dados confiáveis são aliados da boa gestão e fundamentais para que um negócio consiga superar os desafios que tem a sua frente. Obtê-los, porém, é um grande desafio.

A maioria dos dados que fazem a diferença na performance do negócio, quando analisados manualmente, são menos precisos e sofrem maior variação. Isso não acontece quando se utiliza um software de BI para demonstração dos resultados.

Automatizar a coleta, análise e acompanhamento das informações relevantes do negócio vai ajudá-lo a monitorar a performance de diversas áreas do negócio e se manter a par do que está acontecendo na sua organização.

3. Maximize o lucro da empresa

Empresas inovadoras são aquelas que identificam necessidades e agem para contemplá-las, aumentando sua participação no mercado pela criação de novos produtos ou reposicionamento daqueles que já existem. Essas tarefas básicas para a sobrevivência de um negócio a longo prazo são fáceis de perceber na demonstração de resultados, afinal, elas geram lucro para a empresa.

Com o uso de soluções de Business Intelligence fica mais simples encontrar novas oportunidades de negócio e fatias de público que poderiam ser atendidas pelo seu empreendimento. Por isso dizemos que esse recurso ajuda a maximizar o lucro das organizações.

4. Visualize dados com dinamismo e precisão

É muito fácil se perder entre os dados da empresa e acabar tomando decisões piores por causa disso. Grandes volumes de informação são difíceis de se analisar por meios convencionais e isso pode ser o que vem prejudicando a sua performance. Os painéis de BI são uma forma eficiente de se visualizar dados e compreendê-los, o que faz deles grandes parceiros da gestão.

O Business Intelligence favorece o meio empresarial porque cria um ambiente de trabalho ideal para a aplicação de novas ideias orientadas por dados. Como consequência, as condições dos colaboradores são aprimoradas e eles se tornam mais produtivos, rentáveis e motivados, já que podem ver os resultados de cada uma de suas ações.

5. Reduza os custos operacionais usando BI

O ROI de um projeto de Business Intelligence é reflexo do quanto ele consegue poupar para uma empresa. Quanto mais precisas são as análises feitas utilizando o sistema, mais rentável é o uso deles nas empresas.

Uma das maneiras como Business Intelligence ajuda a otimizar a demonstração de resultados é identificando gargalos que fazem com que a sua empresa seja menos eficiente. Os sistemas deixam evidentes aquelas áreas do negócio em que se perde mais do que se ganha e permitem que elas sejam reavaliadas e reestruturadas para gerarem impacto positivo na receita.

6. Alinhe os objetivos de cada setor

O quão alinhados estão os departamentos do seu negócio? Expansões são naturais para os negócio, mas podem ter consequências desastrosas quando as diversas áreas operacionais perdem o foco e deixam de trabalhar em direção a um objetivo comum. 

Os sistemas de BI trazem clareza para a demonstração de resultados, o que deixa evidente as disparidades entre cada setor. Isso, por sua vez, auxilia os gestores a alinharem o que cada um deles traz de positivo para o negócio.

7. Tome decisões melhores com Business Intelligence

Encontrar a solução de Business Intelligence certa para o seu negócio tem como consequência principal o benefício mais conhecido dessa tecnologia: a melhora na tomada de decisão.

Foi-se o tempo em que empresas precisavam presumir o que o mercado espera delas e, felizmente, hoje são os dados que trazem essas orientações para a mesa. Da contratação de novos profissionais à abertura de uma filial em uma nova praça, tudo pode ser decidido utilizando BI.

O resultado são decisões baseadas em fatos e que trazem resultados previsíveis para os negócios. Assim, o bom gestor passa a ser aquele que consegue utilizar as informações que detém para fazer uma leitura adequada do cenário em que a empresa se insere, e não mais o que toma decisões baseadas em instinto.

Utilizar ferramentas de Business Intelligence, como o Qlik Sense e o QlikView vai ajudar você a criar relatórios mais precisos e, em decorrência disso, a tomar decisões que trarão resultados melhores para o negócio. Todas as organizações podem se beneficiar de dados, desde que saibam utilizá-los.

A gestão da sua empresa só têm a ganhar ao transformar dados em informação acionável. Por isso você deve investir em BI.

Gostou de ver como Business Intelligence pode melhorar sua demonstração de resultados? Continue aprendendo e descubra porque essa tecnologia é cada vez mais importante para a gestão financeira nas empresas.